sábado, 8 de agosto de 2009

Days 22 & 23 - Sailing Club Weekend

Finally temos net outra vez! Vamos lá ver é quanto tempo é que dura... Por isso finally posso contar-vos o que se passou durante este fim de semana de que o Nikitas já falou e do qual ainda ninguém sabe quase nada.

Tudo começou durante a Re-O-Week, semana durante a qual vários Clubs e Societies tinham umas barraquinhas em que se davam a conhecer aos novos alunos. Sim, porque há mais de 200 Clubs e Societies na nossa faculdade! Duas amigas minhas descobriram então que o Sailing Club ia organizar um fim de semana no fim de semana seguinte e resolvemos inscrever-nos, já que não tínhamos nada para fazer durante esses dias.

O ponto de encontro era em frente à Fisher Library às 5h45 de sexta para daí apanharmos um táxi para a University of New South Wales. Só nessa altura é que nós descobrimos que este fim de semana era organizado pelo Sailing Club da nossa universidade e pelo Windsurfing Club da UNSW! A UNSW é em Coogee (uma praia ao pé de Sydney), e claro que o nosso táxi se tinha de perder no caminho para lá... Acabámos por chegar ao tal sítio, onde tínhamos várias tarefas pela frente: fazer com que todas as malas coubessem nos carros que tínhamos, ligar os atrelados onde iam barcos e pranchas aos carros, e distribuir as pessoas pelos carros. Não foi fácil. Tivemos ainda uma pequena surpresa. Neste armazém em que estavam guardadas todas estas coisas estavam também guardados restos de comida que tinha sobrado do último fim de semana que eles tinham organizado, tipo leite, latas de várias coisas, jolas, etc... Mas não é que tinha sido tudo atacados por ratos? Que nojo!

Agora a viagem. Eram 3 horas e tal de viagem até uma praia a norte de Sydney. Não tive muita sorte foi com o carro em que fiquei... O chefe do Windsurfing Club da UNSW era uma francês insuportável! E que queria um carro francófono. Claro que eu lá fui parar... 3 horas a ouvir música francesa (até há música francesa gira, mas esta era péssima!) e com um gajo insuportável a perguntar-me vezes sem fim como se dizia "Estou completamente bêbedo" em português, sem nunca conseguir dizê-lo? (Ah! É que vinha outro português nesta viagem, a quem ele queria dizer esta frase. É um post-doc na UNSW e já está cá há alguns anos). Não foi muito agradável. Mas acabei por adormecer a meio da viagem, foi o que me safou!

Quando chegámos já era tardíssimo. Mas ainda houve tempo para um mini-jantar e umas jolas. Mas a parte mais engraçada dessa noite foi descobrir onde cada pessoa ia dormir. É que a casa tinha 10 camas, e nós éramos 20 e tal! Basicamente ficaram 2 pessoas por cama, pessoas nos sofás, no chão, em todo o lado!


No sábado começava a nossa experiência velística! Depois de montar tudo lá fomos nós aventurar-nos no mar. Gostámos imenso! Acho que vou repetir! Os barcos eram "lasers", por isso só podíamos ir duas pessoas por barco. Foi bom porque nós que nunca tínhamos feito vela aproveitámos para aprender alguma coisa com os outros.
Além disso aquela praia é giríssima, sobretudo porque era toda nossa! Pico do inverno na Austrália, ninguém nas praias (apesar de já estar bastante bom tempo!).




Havia quem estivesse a fazer windsurf, mas nós resolvemos não experimentar, com medo de cair à água e morrer congeladas...

Entretanto passámos o resto da manhã a anhar na praia e a rir ao ver dois amigos nossos, cada um no seu barco, a lutar para ver quem é que virava o barco do outro. Interessantíssimo!


Depois de "almoçarmos" (foi mais um segundo pequeno-almoço do que outra coisa...) voltámos para a praia e, para surpresa dos australianos que diziam que estava frio e que a água estava gelada, fomos tomar banho! A água estava fria, mas nada de especial. Há águas bem mais frias em Portugal, no Guinho por exemplo. Foi o primeiro banho australiano!



Começava a escurecer (porque aqui às 5h e tal já começa a ficar noite). Então fomos para uma outra praia ver o pôr do sol. Nesse sítio, às tantas, apareceram imensas gaivotas! E até vimos uma que só tinha uma pata. Quase nem se conseguia aguentar em pé!

Sábado à noite era tempo de fazer uma grande jantarada! Bem, nunca vi uma cozinha com tanta gente a fazer tanta coisa ao mesmo tempo! Uns a fazer saladas, outros a cortar cebolas, outros a assar carne, ... mil pessoas a fazer mil coisas! Este era o "jantar solene" do fim de semana. Era tanta comida... E estava óptimo! Até tivemos direito a um brinde em que cada um teve que dizer qual tinha sido o momento do dia que tinha preferido. Claro que nós dissemos que tomar banho no mar no pico do inverno tinha sido o ponto alto do dia!

À noite acabámos por ir para a praia que era a 5 minutos a pé de casa e fizemos uma fogueira que conseguimos manter acesa o tempo todo, já que de 5 em 5 minutos alguém ia à procura de ramos. Estava-se mesmo bem lá!

No domingo o programa foi parecido ao de sábado só acabou à hora do almoço porque depois tínhamos que arrumar tudo para ir embora. E a parte de arrumar as pranchas e os barcos é que não foi fácil... Tínhamos que separar os mastros em duas partes, o que era praticamente impossível. Tivemos que pôr toda a gente a puxar para um lado e para o outro para conseguirmos, e mesmo assim houve uns que não deu mesmo para separar...

Antes de irmos embora ainda tivemos tempo para irmos a uma outra praia onde normalmente há ondas e logicamente surfistas. Mas também ela estava vazia.

Depois foi só tirar uma fotografia de grupo e seguir viagem até Sydney.

No caminho ainda parámos numa estação de serviço para jantar. Fomos comer as típicas "pies" que os australianos tanto adoram. Sinceramente não gostei muito... Uma espécie de mega-empada com carne lá dentro, só que a carne é tipo guisado. Não podia não experimentar uma coisa supostamente tão típica de cá, mas não me cheira que vá repetir a experiência...
Pelo caminho ainda tivemos que parar porque um dos nossos carros atropelou um wallabie!

3 comentários:

  1. Gostámos da reportagem escrita e fotográfica. Havia algum monitor da vela ou aprenderam com a experiência dos outros?
    Para além das gaivotas, outra fauna marítima?, pergunta o biólogo.
    Belas praias!

    Sabes o que estamos a almoçar? papa-ratos, petisco tradicional do Alentejo sobretudo na altura da matança do porco - sabes o que é?

    ResponderEliminar
  2. Aprendemos com os outros.

    E não faço a mínima idéia sobre o que é que são papa-ratos, mas o nome não me inspira muita confiança...

    ResponderEliminar
  3. Para-ratos é a massa de que se fazem as farinheiras e que fritamos em bocadinhos. O resultado é muito apetitoso. Um petisco!

    No interior onde estamos, em fase de piscina, que saudades das longas extensões de areia como aquela onde estiveram.
    Mas, a avaliar pelas fotos e pelos vossos abafos (à noite, pelo menos), o frio era considerável...

    ResponderEliminar