domingo, 2 de agosto de 2009

Day 17 - Royal Botanic Gardens

Desculpem o atraso, mas é que temos tido imensos problemas com a net... Este indiano nunca mais resolve isto! Enfim... Vamos lá ao 17º dia da nossa aventura australiana!


Segunda-feira que era, era dia sem aulas! Por isso decidimos ir ao Royal Botanic Garden de manhã. É um parque/jardim enorme ao lado da ópera que tem imensas árvores e flores características aqui da Austrália. Além disso, tem vistas mesmo giras sobre a ópera e a harbour bridge. Pois é, para quem acha que é díficil tirar aquelas fotografias que aparecem nos postais, estão muitos enganados! Ou então somos nós que temos um talento escondido para a fotografia... Nada como encontrar o spot perfeito! (Se bem que ainda temos uma melhoria a fazer: enquadrar completamente a ópera dentro da ponte).


Basicamente o que estes jardins têm para ver é "natureza", por isso as fotografias descrevem melhor o ambiente do que as palavras...










Uma das atracções destes gardens é o seu palmeiral. São milhares de palmeiras concentradas numa das zonas do jardim! É a "colecção" de palmeiras mais variada do mundo: são mais de 180 as espécies diferentes que aqui estão! E há palmeiras para todos os gostos: umas altíssimas e finíssimas (tipo as do jardim botânico de Lisboa), uma baixinhas e gordas... De tudo um pouco.

Mas a minha preferida é esta! Não é gírissima?


Entretanto lá continuámos o nosso passeio. E no meio de tanta natureza para ver, também há alguns elementos históricos. O mais importante é a casa do governador. Nós só a conseguimos ver por fora, mas aos fins-de-semana há visitas guiadas lá por dentro. Pode ser que lá voltemos.


É também no meio deste jardim que se encontra a quinta mais antiga da Austrália. Agora são só umas ruinas, nada que se pareça com uma quinta. Mas se o guia o diz, nós aceitamos...



E claro que com estes leões à porta o Nikitas não se conseguio conter e teve que exprimir a sua leoninidade... Lá vou eu ter que tentar conter esta raiva toda quando umas certas águias vencerem uns certos leões.

´

Uma outra parte histórica destes jardins é uma parte de uma muralha que foi construida para separar a parte de Sydney em que estavam os presos que eram enviados de Inglaterra para cá e a outra parte em estavam os colónos "normais". Mas já só resta um bocadinho de muralha... De que lado é que será que nós estamos?

Vamos agora à parte animalesca deste sítio. De repente, naquela zona das palmeiras de que vos falei, resolvemos olhar para cima. E o que é que vemos? Montes de morcegos pendurados nas árvores! Não têm noção da quantidade! Eram mil mini-batmans a dormir todos enrolados naquelas asas e pendurados de cabeça para baixo. Uma senhora até nos explicou que eram tantos que começavam a matar as árvores, e por isso os responsáveis do jardim até os andavam a tentar mandar embora, mas ainda não tinham conseguido...

Outros seres estranhíssimos que por aqui andam são uns pássaros que não existem por Portugal e que devem ser os pombos cá do sítio. Existem neste jardim, em que até ficam engraçados, mas também existem noutros sítios como na nossa faculdade! E são protagonistas de histórias engraçadas ao atacarem os restos das comidas deixadas pelos alunos em cima das mesas cá fora e espalharem molho de qualquer coisa por todo o lado ao pegarem no pacote com o bico e começarem a abanar aquilo tudo! Enfim... Mas são tão giros que o meu objectivo durante este dia foi tentar apanhar um, mas assim que eu dava um passo, o pássaro dava mais um...

A nossa visita ao Royal Botanic Garden acabou no Herb Garden, uma parte do jardim em que estão plantadas tudo o que são ervas aromáticas! Só apetecia era trazer umas para temperar os nossos bifes de sempre... Mas foi aqui que inventámos a nossa teoria do dia! No meio do Herb Garden está um relógio solar gigante, que também tem uma indicação de onde fica o norte, o sul, etc.

A nossa teoria é a seguinte. Se continuarmos a andar, sempre em frente, na direcção para onde eu estou a apontar, acabaremos por chegar, um dia, a Portugal! Alguém quer experimentar?

Bem, já estávamos a morrer de fome, e como não tínhamos nada em casa fomos almoçar ao Thai onde eu tinha jantado na véspera. Depois foi tempo de ir ao supermercado comprar mantimentos! À tarde não se fez nada de especial, pelo menos que eu me lembre agora, uma semana depois... Só fui tomar café a um sítio em que tudo o que eles vendem são produtos vindos do comércio justo. Aquilo de que o Chris Martin costuma falar, "Fair Trade".

15 comentários:

  1. Olá Joana

    Adorei a descrição e as fotos do Jardim Botânico. Então é mesmo verdade que na Austrália se encontram a fauna e a flora mais exóticas do mundo!

    ResponderEliminar
  2. como biólogo fico curioso de ver in loco essas espécies para nós exóticas e que agora fazem parte do teu ambiente
    o texugo, quando aí chegar, vai ficar ecologicamente desorientado...

    ResponderEliminar
  3. De vila ruiva-fornos de algodres(nosso inatel de eleição)para sidney...
    acabo de ler atentamente o dia da vossa visita ao jardim botânico. A casa do governador será edifício de que época? final do século XVIII? Faz-me lembrar, pelas fotos do exterior, aquelas casas que o inglês Beckford construía em Bath/Inglaterra por essa época. Se lá fores dentro, Joana, traz-me uma foto, ok? Os edifícios da universidade(pelas fotos que vejo) parecem da mesma época. Ou engano-me?
    Boa continuação de estadia.
    Por cá são dias de férias para nós (Dinis veio também, foi agora comer bela torrada, já concluída a leitura da bola...).

    ResponderEliminar
  4. o meu irmão arquitecto, sempre atento ...
    mas eu também estou interessada no interior do palácio do governador british

    ResponderEliminar
  5. A minha família tão activa neste blog!
    Tio Zé, com certeza haverá fotografias do interior da casa quando nós lá formos. Quanto à época, não faço idéia, mas vou confiar nos teus conhecimentos de arquitecto!
    Pai, tenho a certeza que o texugo vai adorar Sydney! Ele é uma "pessoa" muito viajada, portanto não há razões para não gostar. E a verdadeira pessoa que o encarna também vai adorar, sem dúvida!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Joana: o tio Vasco mostrou-me o blog desde o início, gostei muito e espero continuar a ver. Obrigado também pelo telefonema, foi bom ouvir a tua voz.Um bj.

    ResponderEliminar
  7. ..estou encantada com as vossas informações e fotos. As descrições da unv e dos pofessores são fantásticas,,cheias de vida e o modo de falar/escrever muito instrutivo porque me actualiza imenso...vocês devem pensar que estou no paleolítico mas é que os jovens com quem convivo já têm quase trinta !Portanto acompamhar o vosso blog é triplamente fundamental:aprendo a falar de modo actualizado,aprendo a vossa Austrália,ou seja através dos vossos olhos e vivacidade descritiva e vou sabendo de vós e da família, a tal que participa imenso!
    Por exemplo tenho dúvidas quanto à datação do edifício do governador que o Zé Diogo refere (....isto é preciso gerar polémica!!!...)pois apresenta muitos elementos do sec XIX- parece sim uma construção de estilo indefinido e abastardado,modesta (colonial e colómia penal,topam?) recorrendo a elementos formais de várias épocas...ou seja se tropeçarem na data de construção, joana e Nikita informem...a exuberância da vegetação e da fauna (e faunas humanas)são outra delícia!!

    ResponderEliminar
  8. Ola! Ja nao era sem tempo.. Isso e que e preciso! Que voces, fieis seguidores gostem daquilo que vamos escrevendo =)
    E vdd os professores de ca parece que ja subiram ao proximo nivel, que comeca logo por deixar o blazer em casa. Muito terra a terra e compreensivos, nao sei, tentam ser pessoas. E em Portugal isso nao se ve assim tanto, ainda..
    Nao a Mary John ta bem actualizada, no worries! Mas e vdd q este blog pode ser uma boa aprendizagem para o futuro em termos da linguagem dos jovens tugas.
    Fico contente que ja tenha gostado do nosso blog.. agora ele ser triplamente util ultrapassou todas as minhas expectativas =) really good!
    Em relacao a guerrinha do edificio abstenho-me! Nao e de todo a minha area..

    Bem beijinhos ate sempre

    ResponderEliminar
  9. muito obrigada pelas palavras de incentivo.É verdade são mesmo muito divertidos. a propósito, fiz uma pequena pesquisa sobre a casa do governador e foi inaugurada em 1845 sendo um exemplar neo, um gothic revival building de que os "aussies" muito se oregulham.a minha incursão ontem foi de guerrilha /paródia. Se me permitem, refiro que os estilos neo (gótico,barroco,árabe,etc) clássicos correspondem a um período de creise na produção da forma arquitectónica, de uma forma original, e imitam-se os estilos clássicos, fora do seu tempo e contexto.Surge no final do sec XVIII e vai até inícios do sec.XX, na arquitectura "oficial" e corrente.Claro que, entretanto, já fervilhavam novas correntes de onde viria a nascer o modernismo que estabelece uma ruptura formal com o passado e com a descoberta do ferro e do betão e da sua mistura- o betão armado- portanto, com novos materiais e sistemas construtivos, permite que a arquitectura se expresse com as espantosas formas, como as do edifício da ópera, por exemplo.Desculpem esta seca, mas é só para contribuir para este caldo de cultura que o vosso blog permite e para vos explicar o que a brincadeira com o tio Zé Diogo significava...Outro assunto, há muitos eventos e convívio não é? refiro-me de uma maneira geral ....pareceu-me antever outra semelhança/ paralelismo com a comunidade das "Áfricas portuguesas" de antigamente - havia tempo para tudo!!para estudar, para paródia (sempre), para praia , para passeios..aproveitem meninos..beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Maria João! Obrigada pelas informações! Mas essa luta cultural com o Tio Zé cheira-me que não vai acabar por aqui...
    Entretanto acho que o Nikitas se enganou. Achou que era a "Maria João, responsável pelos Erasmus da nossa faculdade" a escrever! Enfim... No worries, como ele disse! Em breve haverá mais notícias!

    ResponderEliminar
  11. Nikitas ..então ?..tão simpática a tua resposta que até fiquei incentivada..não há problema ..continua..beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Saibam que há quem vá acompanhando com muita curiosidade este interessantíssimo intercâmbio arquitectónico.
    Os ingleses têm fama de não ter um gosto artístico muito sofisticado, então na Austrália do séc. XIX...

    ResponderEliminar
  13. Maria Joao eu posso continuar mas toda a resposta foi escrita baseada num engano..lool!

    beijinhos

    ResponderEliminar